Como fazer uma pesquisa quantitativa?

    A pesquisa quantitativa é normalmente usada para medir um público. O objetivo é obter dados quantificáveis sobre, por exemplo, um público, a percepção de uma mensagem, a satisfação, etc. Este método de coleta de dados é utilizado para determinar as necessidades de um mercado, mas também para atender outras necessidades específicas, tais como: testar um conceito, validar um alvo, identificar expectativas, identificar hábitos, obter feedback, etc.

    A pesquisa quantitativa usa com mais frequência um questionário para coletar dados. Para garantir seu sucesso, é necessário garantir a qualidade das perguntas, a seleção da amostra a ser pesquisada e a análise dos resultados obtidos, assim como o método de coleta de respostas. Deve-se observar que a construção de uma pesquisa quantitativa pode agora ser realizada usando ferramentas de questionário online para economizar ainda mais tempo.

    Quais são os passos a seguir para realizar uma pesquisa quantitativa e que perguntas devem ser escolhidas para obter resultados convincentes? Tudo o que você precisa saber está aqui neste artigo.

    >> Para descobrir as diferenças entre a pesquisa qualitativa e quantitativa, clique aqui

    Realização de uma pesquisa quantitativa em 7 etapas

    Para que uma pesquisa quantitativa seja bem-sucedida, é importante proceder metodicamente. De fato, este tipo de pesquisa exige o respeito de certas regras a fim de garantir resultados convincentes. Na prática, há 7 passos essenciais para realizar uma pesquisa quantitativa da forma mais adequada.

    1. Definir a problemática

    O primeiro passo é definir o problema e, mais especificamente, a ampla questão a qual a pesquisa pretende responder. Este é o objetivo da pesquisa.

    A definição do objetivo torna possível a elaboração das perguntas do questionário. As respostas obtidas tornarão possível responder ao problema definido.

    2. Escolha o método para coletar os dados

    Muitos métodos de coleta de dados podem ser usados em uma pesquisa, sendo o mais comumente usado o questionário e a pesquisa.

    O uso de questionários é particularmente relevante quando se trata de identificar tendências ou projetar a empresa ou produto/serviço em uma situação. De fato, este método torna possível antecipar certas tendências ou evoluções que normalmente não podem ser observadas por meio de pesquisas.

    A pesquisa, por outro lado, possibilita a coleta de informações sobre o mercado de tempos em tempos. Os dados coletados dentro desta estrutura têm uma espécie de data de expiração. A pesquisa é, portanto, adequada apenas para estudar um fato específico sobre uma questão específica.

    3. Definir a amostra

    Delimitar a amostra consiste em definir o público que pode responder de forma ótima ao questionário estabelecido. Isto pode ser feito com base em vários critérios, inclusive demográficos: idade, sexo, local de residência, composição familiar, etc.

    Pode então ser relevante para segmentar a amostra, se isso for útil. As perguntas a serem feitas podem realmente ser diferentes, dependendo se a população escolhida é o alvo direto ou indireto de um produto ou serviço, por exemplo.

    A qualidade da pesquisa depende em grande parte da qualidade da amostra estabelecida, e é por isso que esta etapa é crucial ao desenvolvê-la.

    4. Dominar o tema de pesquisa

    A melhor maneira de coletar informações úteis sobre um assunto é obviamente descobrir o máximo possível sobre ele. Isto também é necessário para ser confiável com os entrevistados. De fato, estes últimos podem procurar obter informações sobre o assunto antes de responder as perguntas feitas.

    5. Realização da pesquisa

    Muitas soluções podem ser adotadas para submeter a pesquisa à amostra. Atualmente, é possível distribuir o questionário em redes sociais, fóruns, em comentários de blogs, por e-mail ou diretamente a um painel de consumidores. Também é possível entrevistar os entrevistados cara a cara ou por telefone.

    Uma das vantagens do questionário online é que os respondentes podem preenchê-lo sempre que quiserem. Tudo o que você precisa fazer é estabelecer um tempo e condições para as respostas.

    6. Processar e analisar os resultados

    Para poder utilizar os dados obtidos em uma pesquisa quantitativa, é necessário analisá-los. Com uma solução de questionário online, os dados são processados diretamente pelo software. Não é necessário compilá-los com antecedência.

    Para « fazê-los falar », será então suficiente aplicar filtros do software para classificar os dados e segmentar os mesmos. Desta forma, torna-se mais fácil comparar as informações umas com as outras, dar sentido a elas e tirar uma conclusão relevante.

    7. Compartilhe o relatório da pesquisa

    A realização de uma pesquisa quantitativa deve permitir a implementação de uma avaliação ou de um relatório baseado no problema definido a montante. Para demonstrar a relevância da pesquisa, esta avaliação deve destacar as respostas ao problema inicial e, acima de tudo, levar ao desenvolvimento de decisões estratégicas.

    Pode ser um relatório escrito ou uma apresentação na presença dos atores envolvidos que se baseia, por um lado, nos dados coletados e, por outro lado, na interpretação desses dados. Para facilitar a leitura ou a apresentação das figuras, é aconselhável utilizar gráficos, diagramas ou tabelas.

    Uma das vantagens de uma solução de questionário online é que os relatórios são gerados automaticamente.

    Exemplos de perguntas quantitativas

    O questionário para uma pesquisa quantitativa deve ser projetado para garantir a qualidade e a relevância dos resultados. Perguntas mal redigidas, fora de tópico ou vagas podem comprometer estes resultados, e é por isso que é importante utilizar perguntas quantitativas, que podem assumir diferentes formas.

    Perguntas fechadas com uma única resposta

    As perguntas com resposta única e fechada enquadram as respostas que o respondente pode dar e permitem que um tipo particular de resposta seja imposto ao respondente. Eles também asseguram que informações muito específicas sejam obtidas.

    Este tipo de pergunta sugere respostas binárias, como sim ou não. Em alguns casos excepcionais, é possível permitir uma resposta de tipo “outros”.

    Perguntas fechadas com respostas múltiplas

    Este tipo de pergunta permite que os respondentes deem múltiplas respostas a uma única pergunta. É necessário especificar na redação da pergunta que mais de uma resposta pode ser dada.

    O uso de perguntas fechadas com múltiplas respostas permite respostas completas devido ao número de escolhas disponíveis. Ao fornecer um campo de resposta livre, eles também limitam o risco de erro. Finalmente, perguntas fechadas com respostas múltiplas são mais fáceis de analisar quando os questionários são tabulados.

    Cuidado! Este tipo de pergunta apresenta um certo risco de erro quando faltam respostas.

    Perguntas em escala fechada

    As perguntas fechadas com balanças são usadas para medir, mensurar. As escalas utilizadas são a escala Likert, que propõe itens de avaliação, e a escala Osgoog, que propõe uma avaliação numérica.

    Perguntas em escala fechada são relevantes para avaliar ou medir um sentimento ou uma impressão (satisfação com um produto ou serviço, compreensão das informações, etc.).

    Perguntas fechadas com classificação

    Perguntas fechadas com classificação são usadas para avaliar a preferência do alvo com base em critérios particulares.

    Com o software de questionário online, os resultados são fáceis de processar. Não há necessidade de limitar o número de itens a serem classificados.

    Ler mais artigos:
    Como fazer um estudo qualitativo? clique aqui
    7 erros que você não deve cometer em um questionário de pesquisa de mercado, clique aqui
    5 técnicas para obter o máximo de respostas em uma pesquisa online, clique aqui
    14 exemplos de perguntas a serem feitas em um questionário de satisfação do cliente, clique aqui
    Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui
    Perguntas abertas, fechadas e mistas, clique aqui

    Leia o artigo:
    Francês – étude quantitative, clique aqui
    Inglês – quantitative research, clique aqui
    Alemão – quantitative Forschung, clique aqui