Como fazer uma pesquisa qualitativa?

    O objetivo da pesquisa qualitativa é coletar dados não quantificados que respondam à pergunta: « Por quê?

    Sua implementação responde a uma necessidade de que a empresa tenha informações detalhadas e descritivas que permitam compreender as expectativas, comportamentos e atitudes de um grupo de consumidores.

    Por exemplo, pode utilizar diferentes técnicas de coleta, como questionários online.

    A pesquisa qualitativa é geralmente realizada antes ou depois de uma pesquisa quantitativa para complementar os dados coletados pela empresa. É usual, por exemplo, realizar este tipo de pesquisa para conhecer um novo mercado, para reduzir o campo de investigação e para poder elaborar as primeiras hipóteses.

    Como realizar uma pesquisa qualitativa em uma empresa?

    Este artigo apresenta as etapas e os tipos de perguntas a serem usadas.

    >> Para combinar uma pesquisa quantitativa e qualitativa em uma mesma pesquisa, clique aqui

    Realização de uma pesquisa qualitativa em 5 etapas

    A pesquisa qualitativa fornece dados de base para entender um fenômeno ou confirmar uma hipótese.
    Para realizar uma pesquisa qualitativa, é importante seguir certos passos.

    1. Definir a problemática

    O primeiro passo de uma pesquisa qualitativa é definir o problema. A partir desta pergunta inicial, podem surgir outras subquestões relacionadas ao assunto a ser estudado.

    A problemática permite que a pesquisa seja contextualizada e enquadrada. Ela dá um objetivo preciso e evita qualquer desperdício de tempo durante a investigação.

    No caso de uma pesquisa sobre uma clientela potencial, esta etapa garante um direcionamento preciso do segmento de clientes.

    2. Redigir as perguntas

    O problema deve permitir identificar perguntas ou sub-perguntas relacionadas ao tema da pesquisa. Estas perguntas serão usadas para determinar as principais linhas da pesquisa e os métodos a serem usados para coletar os dados. É possível que todas as questões levantadas exijam métodos diferentes.

    As perguntas utilizadas devem ser abertas. Isto significa que os respondentes podem se expressar livremente e dar razões para suas respostas. Este tipo de pergunta difere das perguntas fechadas, onde os respondentes são solicitados a assinalar suas respostas.

    3. Coletar os dados

    Para coletar dados em uma pesquisa qualitativa, três técnicas podem ser usadas: entrevista, observação e grupo focal.

    A entrevista

    A entrevista consiste em falar diretamente com os entrevistados para coletar informações. Neste contexto, este exercício pode ser não-diretivo e permitir que o respondente fale livremente; semi-diretivo quando um guia de entrevista é criado para enquadrar a troca, e diretivo quando o respondente responde perguntas por escrito.

    No caso de uma entrevista diretriz, o uso de um questionário online permite que os entrevistados se expressem sem estar em contato com o entrevistador. Os comentários podem então ser processados diretamente pelo software de pesquisa online usando a Inteligência Artificial.

    Entrevista em grupo

    A entrevista em grupo pode tomar a forma de um grupo focal, permitindo uma fase de observação.

    O grupo focal

    O grupo focal é uma discussão em grupo com um moderador e um observador. É particularmente adequado para medir as reações de futuros clientes a um novo serviço ou produto oferecido pela empresa.

    4. Analisar os dados

    A análise dos dados visa estudar as palavras e expressões utilizadas para descrever o produto ou a oferta em questão na pesquisa.

    Com um software de questionário online, os comentários são analisados diretamente através de uma Inteligência Artificial. Uma nuvem de palavras-chave é gerada com a análise de todos os textos. Além disso, se os comentários forem destinados a coletar sentimentos, a IA retornará um índice de satisfação e marcará nuvens para impressões positivas e negativas.

    O uso de software de pesquisa online oferece a possibilidade de processar os resultados eletronicamente e não manualmente. O risco de erro é zero e resultados confiáveis podem ser produzidos rapidamente.

    5. Compartilhar os resultados

    Compartilhar os resultados é a última etapa da pesquisa. Ela nos permite avaliar sua relevância para o problema definido no início da pesquisa e, assim, demonstrar até que ponto as informações coletadas respondem às perguntas feitas.

    O mais importante durante esta fase é ter cuidado para não elaborar um relatório que seja muito teórico. O relatório não deve conter números e estatísticas, a fim de facilitar sua compreensão.

    Exemplo de perguntas qualitativas

    As perguntas abertas são utilizadas para obter as respostas mais informativas possíveis. Os resultados são mais difíceis de analisar do que aqueles de perguntas fechadas, mas têm a vantagem de serem mais informativos. Aqui estão dois exemplos de perguntas abertas:

    • O que você espera de um site de viagens?
    • O que você gostaria de mudar em nosso sistema de loja online?

    Com o software de questionário online, é possível limitar o número de caracteres em uma pergunta aberta. Isto facilita a análise dos resultados pois os entrevistados fornecem respostas mais concisas.

    Ler mais artigos:
    Como fazer um estudo quantitativo? clique aqui
    7 erros que você não deve cometer em um questionário de pesquisa de mercado, clique aqui
    5 técnicas para obter o máximo de respostas em uma pesquisa online, clique aqui
    14 exemplos de perguntas a serem feitas em um questionário de satisfação do cliente, clique aqui
    Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui
    Perguntas abertas, fechadas e mistas, clique aqui

    Leia o artigo:
    Francês – étude qualitative, clique aqui
    Inglês – qualitative research, clique aqui
    Alemão – qualitative Forschung, clique aqui