Perguntas abertas, fechadas e mistas

    Antes de escrever as perguntas para uma pesquisa online, é necessário determinar o formato que você deseja utilizar. As perguntas podem ser abertas, fechadas ou mistas. Cada um tem suas próprias restrições e vantagens. A escolha também será determinada pelo processamento de dados que você deseja implementar.

    Este artigo apresenta as características destes tipos de perguntas e como utilizá-las em uma pesquisa.

    >> Para descubrir o Drag’n Survey e criar um questionário onlineclique aqui

    Perguntas abertas

    A pergunta aberta é usada quando não se deseja propor uma lista de respostas. Neste caso, um campo de texto é usado para permitir que os respondentes respondam livremente. Para não ter um texto muito longo e para facilitar o processamento dos resultados, é possível limitar o número de caracteres.

    A restrição das perguntas abertas reside na coleta e no processamento dos dados. Entretanto, com um módulo de Inteligência Artificial, agora, é possível processar rapidamente uma grande quantidade de texto. Os dados são apresentados sob a forma de uma nuvem de palavras-chave. Além disso, para pesquisas de satisfação, o módulo AI compila diretamente uma tendência geral de satisfação e propõe uma nuvem de palavras para cada indicador (positivo, negativo).

    As vantagens de uma pergunta aberta

    Uma pergunta aberta dá aos entrevistados a oportunidade de se expressarem livremente sobre um assunto. Os indivíduos revelam seus padrões de pensamento, o que torna possível identificar o surgimento de novas práticas ou novas correntes de opinião.

    O uso do campo de texto permite, assim, obter respostas ricas em informações.

    No entanto, há um risco. Uma pergunta aberta pode levar a respostas superficiais. De fato, o entrevistado pode ser tentado a não ter tempo para refletir e responder com a primeira resposta que lhe vier à mente. A fim de ter uma alta taxa de resposta, recomenda-se não incluir muitas perguntas abertas em um questionário.

    Com o uso de um software de pesquisa online, o processamento dos resultados é facilitado. De fato, é possível aplicar filtros para processar e classificar as informações.

    Contextos para a utilização de uma pergunta aberta

    Propor uma pergunta aberta permite que o respondente se expresse livremente sem ser guiado em sua escolha de resposta. Além disso, permite respostas espontâneas.

    Uma questão aberta é usada quando uma abordagem exploratória é adotada. O objetivo aqui é fazer descobertas. Por exemplo, será usada para estudar a percepção que os indivíduos têm de um produto, de um objeto, de uma situação, etc.

    É utilizada quando não é possível utilizar uma pergunta fechada, porque a escolha das respostas oferecidas é muito grande.

    Também é utilizada quando não é possível atribuir os respondentes a uma categoria.

    Perguntas fechadas

    A pergunta fechada é usada quando você quer propor uma lista de respostas.

    O processo de elaboração exige que a lista de respostas propostas seja bem elaborada. Ela deve ser exaustiva e formar um todo equilibrado. De fato, o respondente deve ser capaz de se expressar sobre a questão. Além disso, é necessário garantir que os métodos de resposta sejam homogêneos. Para fazer isso, é necessário que as respostas propostas sigam a mesma lógica. Se esta condição não for atendida, há o risco de se obter resultados inconsistentes.

    As vantagens de uma pergunta fechada

    Seu uso simplifica o processamento de dados. De fato, o software de pesquisa online permite ver os resultados em tempo real e exibir as informações na forma de porcentagens e gráficos.

    A escolha das respostas é simplificada. Isto ajuda a limitar a taxa de desistência.

    Contextos para a utilização de uma pergunta fechada

    É usada quando se deseja gerar estatísticas (Exemplo: 75% dos respondentes que responderam « não » à pergunta 16 responderam « sim » à pergunta 24).

    É usada quando se deseja coletar e analisar dados de forma simples.

    É usada quando se deseja pesquisar com um grande número de indivíduos.

    É usada quando não se deseja respostas espontâneas.

    Existem muitos tipos de perguntas fechadas, como escalas de medição (Likert, Osgood…).

    Perguntas mistas

    A pergunta mista é usada quando se deseja propor uma lista de respostas aos respondentes com a possibilidade de responder livremente com um campo de texto. Esta é a caixa « outro ».

    Ela facilita a coleta e análise dos resultados e oferece a possibilidade de identificar opiniões e comportamentos que não estão incluídos nas respostas propostas. Entretanto, tem as mesmas desvantagens que uma pergunta em aberto sobre a escolha da opção « outro » como resposta. De fato, pode ser difícil para alguns indivíduos se expressarem livremente.

    A pergunta mista deve ser usada quando é importante não ignorar nuances difíceis de identificar ou reduzir a lista de respostas propostas.

    Ler mais artigos:
    Como usar uma escala Likert em um questionário online? clique aqui
    Como fazer uma pesquisa qualitativa? clique aqui
    Como fazer uma pesquisa quantitativa? clique aqui
    Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui

    Leia o artigo:
    Francês – Les questions ouvertes, fermées et mixtes, clique aqui
    Alemão – Offene, geschlossene und halboffene Fragen, clique aqui
    Polonês – Pytania otwarte, zamknięte i mieszane, clique aqui