Como usar uma escala Likert em um questionário online?

    A escala Likert permite aos respondentes um questionário para expressar seus sentimentos sobre um determinado assunto. Por exemplo, um respondente poderia estar « fortemente de acordo », « fortemente em desacordo », « muito satisfeito » ou « muito insatisfeito ».

    Ao contrário das respostas de campo de texto onde o respondente responde livremente a uma pergunta, a escala Likert não deixa espaço para ambiguidade. Muito popular em pesquisas online, ela fornece informações precisas e facilita a análise dos resultados.

    >> Para criar um questionário online na Drag’n Surveyclique aqui

    A história da Escala Likert

    O seu nome vem de seu inventor, o psicólogo americano Rensis Likert, nascido nos Estados Unidos em 1903, falecido em 1981. Professor da Universidade de Michigan, tornou-se famoso no mundo da administração com seu livro « The participative government of the company » (O governo participativo da empresa). Este livro apresenta seus resultados de pesquisa onde ele tenta entender porque, em um contexto organizacional idêntico, a medição das relações entre superior e subordinado às vezes leva a resultados completamente diferentes.

    Apresentação da escala Likert

    Ele mede o julgamento e contém entre quatro e sete opções de resposta. O texto das respostas propostas é variável. Uma noção de satisfação, acordo ou numeração pode ser integrada.

    O número de respostas oferecidas pode ser par ou ímpar. Se for igual, diz-se que a resposta é uma escolha forçada. Os respondentes não têm a opção de escolher um modo neutro (nem satisfeitos nem insatisfeitos).

    Boas práticas da escala Likert

    Este tipo de pergunta é muito útil em um questionário. Ela permite que o respondente simplesmente verifique a resposta que lhe corresponde. Entretanto, esta simplicidade de uso não exclui certos riscos para a análise dos resultados.

    O uso da modalidade neutra

    O uso de uma modalidade neutra pode ser usado pelos entrevistados como uma resposta de « porto seguro ». De fato, ela oferece a possibilidade de não expressar livremente a opinião de cada um. Os respondentes o usam por cansaço ou simplesmente porque não sabem o que responder.

    O risco para a pessoa encarregada do estudo é que ela não sabe como interpretar os resultados. Elas podem ser distorcidas e não refletir a realidade. Portanto, recomenda-se que o modo neutro seja usado quando for essencial para a compreensão da questão. Caso contrário, é preferível aumentar a escolha de respostas para que o respondente encontre a categoria que lhe corresponde.

    O uso de uma escala numerada

    Ao utilizar uma escala numerada, é recomendável ser o mais preciso possível. O uso de números pode ser confuso para os entrevistados. s vezes é difícil identificar qual parte é positiva ou negativa.

    Propor respostas da mesma natureza

    É preferível que as modalidades de resposta propostas sejam da mesma natureza. Por exemplo, eles poderiam variar de « extremamente satisfeitos » a « extremamente insatisfeitos ». Se eles não forem da mesma natureza, isto pode causar confusão para o respondente.

    Os diferentes modos de exibição da escala Likert

    A escala Likert pode ser apresentada de diferentes formas. Por exemplo, uma pergunta de múltipla escolha pode ser usada como mostrado na imagem acima. Quando uma pesquisa é composta principalmente de escalas Likert, há o risco de gerar um certo cansaço no respondente. Para tornar a pesquisa mais dinâmica, podem ser usados controles deslizantes e barras de classificação ao usar o software de questionário online.

    A questão de tipo “barra deslizante”

    A barra deslizante oferece um modo de exibição que muda a partir da questão de múltipla escolha. Variar os tipos de perguntas ajuda a manter e captar a atenção dos respondentes. Como a participação é mais dinâmica, ela reduz o risco de desistência dos entrevistados durante a participação.

    A questão do tipo de barra de avaliação

    A barra de avaliação é um tipo mais dinâmico de pergunta. É utilizado para otimizar a capacidade de resposta dos participantes em uma pesquisa online. Ela pode ser apresentada em forma de caixas de seleção ou estrelas.

    A barra de avaliação com caixas de seleção

    Com o software de questionário online, é possível mudar a cor das caixas de seleção. Isto torna possível enfatizar ainda mais o caráter negativo ou positivo das respostas propostas.

    A barra de avaliação com estrelas

    A barra de avaliação com estrelas é exatamente a mesma que a pergunta com caixas de seleção. É simplesmente outra forma de exibição para manter e captar a atenção do público.

    Criar uma pesquisa online com perguntas em escala Likert

    Os softwares de pesquisa online se tornaram uma ferramenta fácil de usar e muito poderosa. Agora, eles estão ao alcance de todos que desejam criar uma pesquisa.

    É por isso que, criando uma conta gratuita em uma solução online, você terá acesso a muitas funcionalidades. Você será capaz de criar uma pesquisa para obter as informações necessárias para tomar decisões e implementar planos de ação. Os usuários têm acesso a vários tipos de perguntas e em particular a pergunta de múltipla escolha e a barra de avaliação.

    Uma vez criada a pesquisa online, ela pode ser distribuída via e-mail, link, QR Code e Iframe. Uma vez distribuída, os seus resultados são atualizados em tempo real.

    As soluções disponíveis na Internet permitem analisar os resultados diretamente no site do software e extraí-los em formato Excel e PDF.

    Ler mais artigos:
    Como fazer uma pesquisa qualitativa? clique aqui
    Como fazer uma pesquisa quantitativa? clique aqui
    Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui
    Perguntas abertas, fechadas e mistas, clique aqui

    Leia o artigo:
    Francês – échelle de Likert, clique aqui
    Alemão – Likert-Skala, clique aqui
    Inglês – Likert scale, clique aqui