7 erros que você não deve cometer em um questionário de pesquisa de mercado

    Ao criar uma empresa, o estudo de mercado é um passo obrigatório, pois a estratégia a ser implementada e o sucesso de seu projeto dependem disso. Escrever um questionário eficaz para seus clientes potenciais é, portanto, essencial para que sua pesquisa seja relevante. A fim de garantir o desenvolvimento de um serviço ou produto com real valor agregado, os resultados obtidos devem ser confiáveis e precisos. Se este não for o caso, você estará usando informações tendenciosas que podem comprometer o sucesso de seu projeto. Mas como você desenvolve este questionário? Quais são as regras a seguir e especialmente os erros a evitar?

    >> Descubra a Drag’n Survey e crie um questionário de pesquisa de mercado, clique aqui

    Fazer perguntas ambíguas e sugestivas

    É importante que suas perguntas não deixem margem para dúvidas. Elas devem ser fechadas, com respostas de sim ou não. Por exemplo, se você deseja perguntar algo relacionado a frequência, várias propostas devem ser oferecidas a fim de proporcionar a maior clareza e precisão possível.

    Perguntas ambíguas ou excessivamente amplas podem levar a uma subjetividade igualmente excessiva. Por exemplo, para a seguinte pergunta:

    « Com que frequência você procura os serviços de um salão de beleza?”, advérbios como « raramente », « ocasionalmente » ou « frequentemente » podem enviesar as respostas. O que significa « raramente »? Uma vez a cada seis meses ou uma vez a cada cinco anos? A resposta será diferente para cada cliente.

    É melhor oferecer escolhas tais como: « uma ou duas vezes por semana », « uma ou duas vezes por mês », etc.

    A ordem das perguntas também deve ser considerada. Guarde as perguntas sobre identidade, profissão ou renda para o final da pesquisa para que você não apresse os respondentes.

    Ter muitos objetivos sem ter clareza

    Não é raro encontrar questionários de pesquisa de mercado onde os objetivos não são claramente explicados e detalhados. Este erro tem consequências infelizes: perda de foco, perguntas mal organizadas, pedidos mal formulados, etc.

    Da mesma forma, a acumulação de objetivos não é uma técnica a ser favorecida. É preferível concentrar-se em 2 ou 3 temas-chave, e desenvolvê-los com profundidade.

    Não criar “personas”

    É essencial definir claramente os contornos de seu alvo. Qual é o perfil típico do consumidor alvo? Como ele consome? Ele tende a fazer compras online ou em lojas? Qual é o orçamento? Ele é solteiro? Um pai? Se esta etapa for feita de maneira incorreta, é muito provável que uma amostra irrelevante de pessoas seja entrevistada. Neste caso, os dados obtidos podem enviesar os resultados. A identificação clara das características e comportamentos da amostra representativa entrevistada torna fácil evitar este erro.

    Não testar o questionário

    Antes de distribuí-lo amplamente, é essencial pré-testar o questionário. Por que não se colocar no lugar do entrevistado? Esta técnica permite melhorar consideravelmente a pesquisa através da correção de erros óbvios de formulação, lógica ou parcialidade. É necessário submetê-lo a uma dúzia de respondentes voluntários.

    Os resultados do pré-teste tornarão possível remover perguntas desnecessárias, reformular sua redação ou alterar sua ordem. Também será possível integrar perguntas esquecidas e verificar a coerência das ferramentas apresentadas, tais como as imagens.

    Um pré-teste é essencial, pular este passo seria um erro com sérias consequências para sua pesquisa de mercado.

    Desconsiderar as “não-respostas”

    A “não-respostas” podem ser um indicador da qualidade ou falta de qualidade de sua pesquisa. Por exemplo, elas podem mostrar que os respondentes não estão interessados no assunto, logo, é importante saber as razões de isso acontecer. Não levar em conta uma não-resposta priva você de informações importantes para sua pesquisa de mercado.

    Não administrar o seu questionário

    Existem ferramentas na Internet para criar pesquisas computadorizadas. Isto permite que você automatize o envio de pesquisas a todos os seus contatos. Essas plataformas também são valiosas para a obtenção de relatórios detalhados de seus resultados. Eles também facilitam a análise dos dados em profundidade. Se os endereços que você tiver não corresponderem ao seu alvo, você poderá encontrar o painel certo graças a estes serviços que geralmente são oferecidos como SaaS.

    O uso de redes sociais também é muito importante. Você pode criar uma página especialmente dedicada à criação da empresa. Isto vai te ajudar a comunicar melhor sobre o projeto e solicitar ao seu público que divulgue sua pesquisa.

    Negligenciar a interpretação e análise dos resultados

    Os números obtidos são inúteis se não forem analisados. Muitas vezes, é necessário completar um estudo de mercado ao longo do tempo. A análise cruzada é uma fonte rica de informações. E de modo contrário, preencher folhas de perguntas e não fazer nada com elas não traz nada de concreto para o projeto. Também é importante não estender sua interpretação a todo o público entrevistado.

    O questionário de pesquisa de mercado é um passo fundamental para a criação de seu negócio. Para que seja eficaz e relevante, é importante que você seja metódico e que proceda passo a passo. Objetivos indefinidos, perguntas mal formuladas e mal ordenadas e um público mal identificado são erros a serem evitados se você quiser construir uma pesquisa de mercado verdadeiramente informativa. Agora você está pronto para conseguir muito sucesso!

    Ler mais artigos:
    Como fazer um estudo qualitativo? clique aqui
    Como fazer um estudo quantitativo? clique aqui
    Quais são as diferenças entre os estudos qualitativo e quantitativo? clique aqui
    5 técnicas para obter o máximo de respostas em uma pesquisa online, clique aqui
    14 exemplos de perguntas a serem feitas em um questionário de satisfação do cliente, clique aqui
    Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui