Quais são as diferenças entre uma pesquisa qualitativa e quantitativa?

    No contexto de um questionário, a realização de uma pesquisa qualitativa e quantitativa permite resultados detalhados e abrangentes. Estes são métodos complementares de coleta de informações sobre uma área específica e de medição precisa das necessidades, motivações, etc.

    A pesquisa qualitativa é geralmente utilizada para identificar novas questões ou oportunidades. Os dados coletados te dão os detalhes e o contexto para entender as diferentes implicações.

    Quanto à pesquisa quantitativa, ela te fornece números que validam a questão ou oportunidade.

    >> Para criar uma pesquisa qualitativa e quantitativa com a Drag’n Survey, clique aqui

    Definição de uma pesquisa qualitativa e quantitativa

    A diferenciação entre essas pesquisas é fundamental para o sucesso da coleta de dados empíricos e o uso desses dados em pesquisas. É importante notar que cada um desses métodos tem seus próprios pontos fortes. Juntos, eles são uma ferramenta poderosa para entender como funciona um mercado.

    Pesquisa quantitativa

    A pesquisa quantitativa é uma técnica de coleta de dados para analisar opiniões, comportamentos e expectativas em quantidade. Seu objetivo geralmente é tirar conclusões que possam ser medidas estatisticamente. Esta pesquisa é normalmente utilizada para provar e demonstrar fatos. Os dados estatísticos obtidos a partir desta pesquisa podem ser representados em gráficos ou tabelas.

    O primeiro passo na realização de uma pesquisa quantitativa é selecionar uma amostra representativa da população a ser estudada. De fato, a identificação do gênero, tamanho, interesses ou situação social dos indivíduos a serem entrevistados permite a obtenção de resultados mensuráveis. Então, é necessário criar um questionário para conduzir a pesquisa. Em todos os casos, as perguntas a serem feitas devem ser fechadas e sob a forma de perguntas de múltipla escolha.

    Pesquisa qualitativa

    A pesquisa qualitativa, por outro lado, torna possível analisar e compreender fenômenos, comportamentos de grupo, assuntos ou fatos. Seu objetivo é descrever um assunto, e não medi-lo.

    Um método de coleta de dados é através de entrevistas com perguntas preparadas. Você pode escolher entre entrevistas diretivas, semi-diretivas ou não diretivas.

    Uma entrevista diretiva é quando você envia um questionário para as pessoas que você deseja entrevistar. Não há diálogo entre o entrevistador e o entrevistado.

    Com o software de pesquisa on-line, os comentários coletados são mais fáceis de analisar porque é possível processá-los através de um módulo de Inteligência Artificial.

    Combinando uma pesquisa quantitativa e qualitativa

    A pesquisa qualitativa e quantitativa são abordagens complementares. Geralmente, a pesquisa qualitativa é utilizada antes da pesquisa quantitativa. Isto permite destacar novas oportunidades ou problemas que tenham surgido.

    A pesquisa qualitativa é um método que lhe permite aprofundar seu assunto de forma otimizada. Por outro lado, a pesquisa quantitativa te fornece os elementos necessários para medir, confirmar e compreender melhor cada oportunidade ou problema.

    A combinação destes dois métodos é uma boa ideia para a realização de pesquisas, como as pesquisas de mercado, etc. A realização de uma pesquisa qualitativa te permite obter informações detalhadas sobre um assunto específico. Entretanto, a análise dos resultados pode ser complicada, já que os participantes utilizam expressões diferentes para expressar sua opinião. As respostas quantitativas, por outro lado, fornecem mais detalhes sobre as respostas de cada participante. É possível atribuir valores numéricos às respostas, o que permite que elas sejam convertidas em indicadores e gráficos, facilitando a avaliação dos resultados.

    Ao combinar os dois métodos, a qualidade geral dos dados será melhorada. A fim de utilizar corretamente a pesquisa qualitativa e quantitativa, é importante, portanto, diferenciá-las e saber quando mudar de uma para a outra.

    5 casos de aplicação de uma pesquisa quantitativa

    Uma pesquisa por questionário administrada a uma amostra representativa da população, o objetivo da pesquisa quantitativa é descrever e estudar o comportamento. Permite medir a satisfação, o comparecimento, a audiência ou a percepção de um determinado assunto. Ela pode ser usada em vários casos.

    1. Pesquisa descritiva

    O uso de uma pesquisa descritiva permite a coleta de dados quantificáveis sobre uma população alvo que pode ser analisada para fins estatísticos. Normalmente, é usado para definir e medir com precisão a importância de algo para um grupo de participantes e a população que eles representam. Por exemplo, é possível realizar uma pesquisa descritiva para identificar e medir a consciência de uma empresa, uma figura pública, um produto ou o poder de compra de uma população específica. Também pode ser usado para coletar características sociodemográficas de um grupo específico. As informações coletadas podem então ser estudadas como estão ou ser objeto de análises avançadas.

    2. Análise do processo de escolha

    Ao desenvolver uma estratégia de marketing, a criação de uma pessoa do cliente é essencial para a promoção bem-sucedida de um novo produto ou serviço. Isto te ajudará a compreender melhor as motivações emocionais de seu público-alvo com a ajuda do mapa de empatia. Uma vez que o perfil de seus clientes tenha sido identificado, é essencial proceder a uma análise do processo de decisão. Esta etapa consiste, entre outras coisas, em identificar os critérios de escolha dos clientes e sua hierarquia: reconhecimento da necessidade, fase de busca de informações, fase de comparação e fase de decisão.

    3. Pesquisa de posicionamento quantitativa

    Muitas vezes uma estratégia de marketing vencedora, a estratégia de posicionamento consiste em dotar o produto, o serviço ou mesmo a marca de vantagens significativas, específicas e únicas. Além deste « plus », os consumidores se tornam leais à marca. A implementação de uma estratégia de posicionamento é particularmente eficaz para se destacar dos concorrentes em um mercado lotado de produtos similares.

    A realização de uma pesquisa de posicionamento quantitativa é essencial para alcançar os 3 tipos de posicionamento: percebido, induzido e desejado. Esta pesquisa permite especificar e priorizar as expectativas dos consumidores, os critérios de escolha de fornecedores e as causas de lealdade e infidelidade.

    4. Estudo de imagem

    É um estudo de marketing que visa determinar a imagem de uma empresa ou de uma marca como ela é percebida pelos consumidores. O estudo de imagem permite assim determinar os pontos fortes e fracos da marca e as diversas áreas a serem melhoradas. Setorial ou competitiva, esta pesquisa também permite posicionar a marca em relação a seus concorrentes. A pesquisa quantitativa é uma das técnicas mais comumente utilizadas para realizar esta análise. Entretanto, é possível realizar uma pesquisa qualitativa para medir a imagem de uma marca.

    5. Medição da efetividade publicitária

    A eficácia da publicidade determina a capacidade de uma campanha publicitária ou mensagem para atingir os objetivos estabelecidos pelo anunciante. Medir é essencial para medir o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas estabelecidas, da mídia e dos suportes utilizados. Ao medir a eficácia e relevância de seus anúncios, você pode efetivamente determinar e direcionar futuras estratégias de marketing. Dentre as técnicas utilizadas para a realização de campanhas publicitárias, a pesquisa quantitativa é uma das mais populares. A metodologia é baseada em uma grande amostra que representa a população de referência em estudo. Os dados coletados lhe permitirão utilizar métodos estatísticos que facilitem a análise das respostas.

    6 casos de aplicação da pesquisa qualitativa

    A pesquisa qualitativa é uma das técnicas menos conhecidas entre as pesquisas de marketing. No entanto, é amplamente utilizada para explorar um universo, compreender suas características, avaliar, medir e compreender comportamentos, necessidades e atitudes do consumidor. Também é usada para coletar as informações necessárias para lançar uma operação de análise em larga escala.

    1. Pesquisa de comportamento do consumidor

    A pesquisa de comportamento do consumidor é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing e desenvolvimento bem-sucedida. Como o próprio nome indica, consiste em medir a reação dos consumidores. O objetivo é compreender seus hábitos de compra, expectativas, valores e necessidades, a fim de melhor explorá-los. As informações e estatísticas coletadas lhe permitirão visar melhor seus clientes e assim maximizar o sucesso de suas campanhas publicitárias. As pesquisas de comportamento do consumidor podem assumir diferentes formas: pesquisas online ou de campo, grupos de foco, etc.

    2. Pesquisa de motivação

    Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é compreender melhor a percepção dos atores envolvidos. A pesquisa de motivação é baseada em uma entrevista não-diretiva, ou seja, aberta e focada na livre expressão das ideias dos entrevistados sobre um determinado assunto. O objetivo é obter expressões espontâneas. Como entrevistador, você deve, portanto, contentar-se em seguir o fluxo do pensamento de seu entrevistado. A pesquisa de motivação permite determinar a motivação de cada participante sobre um assunto específico, suas expectativas e possíveis obstáculos.

    3. O lançamento de um novo produto ou serviço

    Embora o lançamento de um novo produto ou serviço possa parecer um evento único dentro de uma empresa, ele tem um impacto direto no desenvolvimento e na sustentabilidade da empresa. De fato, a promoção bem-sucedida de um produto ou serviço otimizará suas vendas, garantirá o sucesso de suas campanhas e aumentará seu faturamento enquanto um fracasso pode lhe causar uma perda significativa de dinheiro e tempo.

    Para isso, a realização de uma pesquisa qualitativa é essencial. Isto permite compreender melhor os desejos dos consumidores e assim desenvolver uma estratégia apropriada para estimular as vendas após testar o conceito ou o produto. Esta pesquisa consiste em questionar os clientes potenciais da maneira mais aberta possível para identificar suas expectativas em relação a uma estrutura como a sua.

    4. Pesquisa de usos

    A pesquisa de uso do consumidor é um dos exercícios tradicionais de marketing. Permite, entre outras coisas, conhecer e compreender os hábitos dos consumidores: com que frequência e como um produto é utilizado pelos clientes, quais são suas opiniões sobre o assunto, etc. A observação dos usos e a proximidade com os clientes são elementos determinantes para o sucesso de um produto ou serviço, pois permitem identificar melhor suas necessidades.

    A pesquisa de uso é essencialmente focada na experiência do usuário. Além de testar o conceito e levar em conta as funcionalidades do produto, ela leva em conta a embalagem, os valores que ela transmite, as emoções que gera, etc.

    5. Pesquisa de posicionamento qualitativa

    A pesquisa de posicionamento qualitativa é utilizada para identificar o comportamento de compra, o conhecimento das ofertas e as diferenças percebidas pelos clientes. Também ajuda a determinar suas expectativas em relação a produtos, serviços, etc. Para isso, é essencial utilizar critérios que correspondam às exigências dos clientes, que não sejam utilizados pela concorrência e que sejam facilmente identificáveis. As informações coletadas durante esta pesquisa te permitirão desenvolver uma estratégia de posicionamento de marketing eficaz. Isto facilitará o fornecimento de vantagens específicas e únicas para sua marca, produto ou serviço.

    6. Pesquisa exploratória

    A realização de uma pesquisa exploratória é necessária para esclarecer as atitudes e comportamentos dos consumidores em relação a um segmento de mercado. Esta pesquisa também é conhecida como uma pesquisa geral. Seu objetivo principal é selecionar um mercado alvo e determinar se vale ou não a pena iniciar uma exploração mais aprofundada. A pesquisa qualitativa é geralmente a técnica mais comum utilizada para conduzir esta análise. Ao fazer isso, você poderá destacar os critérios de acessibilidade e viabilidade do mercado previsto.

    Ler mais artigos:
    Como fazer um estudo qualitativo? clique aqui
    Como fazer um estudo quantitativo? clique aqui
    7 erros que você não deve cometer em um questionário de pesquisa de mercado, clique aqui
    5 técnicas para obter o máximo de respostas em uma pesquisa online, clique aqui
    14 exemplos de perguntas a serem feitas em um questionário de satisfação do cliente, clique aqui

    Leia o artigo:
    Francês – étude qualitative et quantitative, clique aqui
    Inglês – qualitative and quantitative research, clique aqui
    Alemão – qualitativer und quantitativer Forschung, clique aqui