5 técnicas para obter o máximo de respostas em uma pesquisa online

    Uma pesquisa pode ser uma ferramenta poderosa para coletar informações de seu público-alvo.  Entretanto, conseguir que as pessoas participem de sua pesquisa online é um aspecto importante que não deve ser negligenciado. Se as pessoas não responderem às suas perguntas, então sua pesquisa terá um valor limitado.

    Felizmente, existem maneiras simples de convencer seu público a participar de sua pesquisa.

    >> Acesse ao site do Drag’n Survey para criar uma pesquisa online clicando aqui

    1. Trabalhe o conteúdo de seu e-mail

    Quando você envia pela primeira vez um e-mail ao seu público pedindo para que ele participe de sua pesquisa, é importante mostrar que você aprecia o tempo que eles vão gastar em seu questionário. Apenas duas frases podem ajudá-lo a alcançar este objetivo. A primeira é « queremos saber o que você acha ». A segunda é: « por favor, reserve cinco minutos para preencher nosso questionário ».

    Ao incluir estas duas frases, você mostra que a opinião de seus entrevistados é importante para sua empresa e que o que eles dizem será levado em conta. Além disso, especificar a duração da participação permite que os entrevistados se organizem para tal. Isto resultará em uma menor taxa de desistência. 

    Dizer « por favor » e « obrigado » também pode ajudar a melhorar as taxas de engajamento. De fato, pesquisas realizadas em 2017 mostraram que dizer « Agradecemos antecipadamente » em seu e-mail pode lhe dar uma taxa de participação de quase 60%.

    2. Incentive as pessoas a participar de sua pesquisa online

    Você nem sempre pode contar com a boa vontade de seu público para que ele responda à sua pesquisa online. Às vezes é preciso dar um presentinho.

    Primeiro, você pode se oferecer para divulgar os resultados da pesquisa. Isso vai intrigar o seu público, e é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas aceitem sua pesquisa. Além disso, compartilhar os resultados é particularmente útil quando há algum tipo de competição entre os entrevistados. Eles vão querer se comparar com os colegas.

    Você também pode tentar oferecer uma recompensa por participar. Uma opção comum é um código de desconto ou um sorteio de prêmios. Não se preocupe que as respostas serão menos sinceras se você oferecer algo. Na verdade, o risco é limitado porque pesquisas demonstraram que 94% dos entrevistados sempre dão respostas honestas, mesmo que estejam tentando obter uma recompensa ou ganhar um prêmio.

    3. Dê um motivo para participar de sua pesquisa online

    Uma das principais razões pelas quais as pessoas realizam uma tarefa é porque alguém deu a elas uma razão lógica para fazê-lo. O porquê é um fator psicológico importante. Estudos têm provado que as pessoas são mais receptivas e esforçadas se você usar a palavra « porque » em seu pedido.

    Portanto, quando você enviar um e-mail ou escrever uma introdução à sua pesquisa, não deixe de explicar aos entrevistados o porquê de você estar fazendo isso. Isto ajudará as pessoas a entender por que suas respostas são importantes. Isto as tornará mais propensas a participar. Você também pode usar frases que as incentivem. Por exemplo, se você apresentar o motivo para completar sua pesquisa e acrescentar benefícios (ex. sorteios, presentes, etc.), você conseguirá mais participação.

    4. Mandar um lembrete para os que não responderam

    Ao contatar um público potencial para participar de seu questionário, você encontrará pessoas que querem te dar feedback, mas esqueceram de responder ou estavam muito ocupadas na primeira vez que você pediu. Isto não significa que se trata de um fracasso. Você deve sempre tentar dar às pessoas novas chances de participar de sua pesquisa online.

    Uma maneira de fazer isso é enviando um e-mail de lembrete que as direcione para seu questionário. Para evitar lembretes desnecessários, forneça um link para cancelar a inscrição cada vez que você enviar um e-mail. Isto permitirá que as pessoas possam cancelar a inscrição de sua lista de correio.

    Naturalmente, com cada lembrete, você deve lembrá-las das razões pelas quais elas devem participar, incluindo as razões pelas quais você está coletando informações, e os incentivos que você oferece. Não tenha medo de promover sua pesquisa também nas redes sociais. Às vezes, precisamos utilizar outras plataformas para que as pessoas possam completar sua pesquisa.

    5. Personalizar a troca de informações

    Quando se trata de troca de e-mails, o melhor conteúdo inclui personalização (ou seja, um nome) e um tom de diálogo. Você deve fazer o melhor para seguir estas recomendações para que as pessoas pensem que você está escrevendo para elas pessoalmente. Não é recomendado o envio de centenas de e-mails genéricos a todos os seus clientes.

    Conclusão

    Uma vez criada sua pesquisa online, você está apenas na metade do caminho. Você também tem que fazer com que as pessoas participem. É por isso que você precisa usar a linguagem apropriada e as melhores táticas para fazer com que o seu público participe. Não hesite em utilizar outros meios de comunicação, como as redes sociais.

    Ler mais artigos:
    Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui
    14 exemplos de perguntas a serem feitas em um questionário de satisfação do cliente, clique aqui
    7 erros que você não deve cometer em um questionário de pesquisa de mercado, clique aqui
    Quais são as diferenças entre os estudos qualitativo e quantitativo? clique aqui
    Como fazer um estudo quantitativo? clique aqui
    Como fazer um estudo qualitativo? clique aqui

    Leia o artigo:
    Francês – avoir un maximum de réponses à un sondage en ligne, clique aqui
    Alemão – mehr Antworten auf eine Online-Umfrage zu erhalten, clique aqui
    Inglês – Get Maximum Survey Responses – Do This, clique aqui