Os 5 principais indicadores de satisfação do cliente

    A satisfação do cliente tornou-se mais do que nunca uma prioridade para o desenvolvimento comercial de todas as empresas. O poder da palavra e a multiplicidade de canais através dos quais um consumidor pode se expressar, levam a repensar o relacionamento com os consumidores. Com isto em mente, as empresas perceberam a importância de medir a satisfação do cliente a fim de se adaptar às suas expectativas e evitar as consequências das avaliações negativas. Entretanto, muitas empresas não estão cientes das ferramentas e indicadores de medição (KPI) que poderiam ajudá-las efetivamente. Aqui estão os principais elementos a serem levados em conta.

    >> Acesse o Drag’n Survey para criar uma pesquisa onlineclique aqui

    CSAT: Nota de Satisfação do Cliente

    O termo CSAT vem do inglês « Customer Satisfaction Score » (Índice de satisfação do cliente). Mede a satisfação do consumidor de uma maneira simples com uma única pergunta: « Você está satisfeito com nosso serviço/produto/SAV etc.? ». A escolha das respostas é geralmente limitada a quatro possibilidades:

    • Muito satisfeito
    • Satisfeito
    • Insatisfeito
    • Muito insatisfeito

    O nível de CSAT é medido pelo número de respostas igual a « muito satisfeito » ou « satisfeito ».

    NPS: Net Promoter Score

    Em termos de gestão de qualidade, este indicador é um dos mais importantes. Em uma abordagem « centrada no cliente », onde a satisfação do consumidor está no centro das preocupações da empresa, o Net Promoter Score nos permite medir um ponto essencial: a disposição de um consumidor em recomendar um produto ou um serviço aos que o rodeiam. Um estudo mostrou que um consumidor satisfeito recomendaria uma empresa a 3 pessoas ao seu redor. Em contrapartida, um consumidor insatisfeito diria a 10 pessoas. Portanto, é essencial levar este KPI em consideração para implementar ações corretivas e adaptar seus serviços às expectativas de seus consumidores.

    Medindo o NPS

    Os consumidores são convidados a classificar sua disposição de recomendar uma empresa em uma escala de 0 a 10. Aqueles que dão uma pontuação de 9 ou 10 mostram um forte compromisso com a empresa e podem ser considerados embaixadores da marca. Por outro lado, aqueles que pontuam entre 0 e 6 podem estar prejudicando a reputação da marca. Para obter a taxa NPS, precisamos calcular a porcentagem de embaixadores e subtrair a porcentagem de detratores.

    CES: Pontuação do esforço do cliente

    Este indicador (Customer Effort Score), que é mais recente, corresponde ao esforço feito pelo consumidor em sua busca de satisfação. Não se limita à experiência de compra, mas também inclui a facilidade de acesso ao call center da empresa, a capacidade de obter um reembolso, de resolver um problema, etc.

    Esta pontuação está se tornando cada vez mais importante, especialmente no e-commerce e para apoiar estratégias de marketing multicanais. Estes últimos exigem ainda mais agilidade para atender melhor às expectativas dos consumidores.

    Taxa de reaquisição

    Este KPI é significativo para a satisfação do cliente. Obtido no momento, permite questionar o consumidor sobre sua intenção de renovar um contrato ou uma compra com a empresa. Assim, é possível medir a lealdade dos consumidores.

    Para obter a taxa de reaquisição, o ideal é propor um questionário para avaliar a satisfação dos consumidores, logo após o momento da compra. Este indicador é também uma excelente maneira de motivar as equipes. Permite tornar tangível a experiência do consumidor e medir de forma concreta o impacto de uma estratégia.

    Tempo de espera: também um indicador importante

    Apesar da abundância de novos KPIs, o tempo gasto para acessar o call center da empresa continua sendo central. Ainda mais quando se considera que a maioria das chamadas é feita por causa de um problema.

    Com estes KPI’s, você pode aprofundar seu entendimento sobre a satisfação do cliente a fim de oferecer o melhor serviço a seus consumidores e melhorar sua imagem de marca.

    Ler mais artigos:
    Perguntas abertas, fechadas e mistas, clique aqui
    Como fazer uma pesquisa qualitativa? clique aqui
    Como usar uma escala Likert em um questionário online? clique aqui
    Por que usar perguntas abertas em um questionário online? clique aqui
    Plataformas de destaque para organizar uma pesquisa de contentamento do cliente, clique aqui

    Leia o artigo:
    Francês – Les indicateurs de la satisfaction client, clique aqui
    Inglês – The 5 Main Customer Satisfaction Indicators, clique aqui
    Alemão – Die 5 wichtigsten Indikatoren für die Kundenzufriedenheit, clique aqui