Tipos de questionários para pesquisas

    Os questionários possuem diferentes tipos e metodologias de pesquisa, e todo tipo de pesquisa tem uma forma diferente de ser abordada e trabalhada. O questionário é a forma de coleta de dados mais utilizada no mundo científico, pois engloba pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas para diversos tipos de estudos.

    Vamos falar hoje sobre 3 tipos diferentes de questionários, os abertos; semi – abertos e fechados. Também podem ser chamados de entrevistas e cada um tem funções diferentes, as quais vamos abordar a seguir:

    >> Para descubrir o Drag’n Survey e criar um questionário onlineclique aqui

    As entrevistas abertas

    Esse é o tipo de entrevista onde o entrevistador faz diversas perguntas livres, e não dando apenas algumas opções de respostas para o entrevistado, que tem total liberdade para formular uma resposta. Esse tipo de entrevista é bom para analisar a essência do ponto de vista do entrevistado, também podendo ver como é sua formulação de textos e exposição de raciocínio. Fornecendo uma ótima análise.

    As entrevistas semi – abertas

    Esse tipo de entrevista é um pouco parecida com a entrevista fechada, pois na entrevista semi – aberta o entrevistador dá opções de respostas, porém ele abre uma brecha para que o entrevistado fale o motivo de sua escolha. É uma boa forma de analisar o motivo que faz o entrevistado chegar a tal conclusão, mostrando que ele chegou ali por conta de um raciocínio e não apenas por estar “chutando” a resposta. Costuma ser utilizado em pesquisas que são respondidas por um grupo de pessoas, porém com um tempo não tão abundante.

    As entrevistas fechadas

    É o tipo de entrevista em que o entrevistador cria questões e respostas dando apenas a opção de escolher uma resposta, sem espaços para demonstrar o raciocínio que fez com que o entrevistado chegue em uma conclusão. Normalmente utilizados em pesquisas com grande volume de participantes e um certo nível de complexidade e entendimento sobre o assunto determinado.

    Com isso, podemos visualizar que todos os tipos de entrevistas (ou questionários, pesquisas etc.) tem uma metodologia em sua criação que facilita na absorção dos resultados desejados para cada ocasião.

     E você? Já pensou em criar uma pesquisa e testar qual metodologia você mais se identifica para obter os seus resultados? Vem pra Drag’n Survey e crie com a gente!

    Ler mais artigos:
    – 7 erros que você não deve cometer em um questionário de pesquisa de mercado, clique aqui
    – Quais são as diferenças entre uma pesquisa qualitativa e quantitativa? clique aqui
    – Como fazer uma pesquisa de mercado? clique aqui
    – 14 exemplos de perguntas a serem feitas em um questionário de satisfação do cliente, clique aqui