Que tipos de perguntas posso usar para o meu questionário online na plataforma da Drag’n Survey?

    Existem diversos tipos de perguntas que podem ser utilizados em um questionário online. Essas perguntas têm características diferentes e servem para objetivos distintos, porém, todas tem a mesma meta: a coleta de dados.

    >> Para descubrir o Drag’n Survey e criar um questionário onlineclique aqui

    Perguntas de múltipla escolha

    As perguntas de múltipla escolha são aquelas que podem ter diversas opções em que os respondentes podem escolher uma ou mais opções.

    Resposta única

    As perguntas de resposta única são perguntas que não permitem que o respondente escolha mais de uma opção. Por exemplo, quando se pergunta a faixa etária de uma pessoa ela não pode responder mais de uma opção, afinal de contas ela só tem uma idade, não é mesmo?

    Dicotômica

    Esse tipo de pergunta permite somente dois tipos de respostas como “sim ou não”, “favorável ou desfavorável” ou “concordo e não concordo” e por isso são chamadas de dicotômicas.

    Ranking

    Nesse tipo de pergunta o respondente ordena as alternativas existentes no questionário de acordo com uma escala. Essa escala leva em consideração a preferência do respondente sobre algo ou outro fator pré-determinado no questionário.

    Matriz

    Esse tipo de pergunta permite que o respondente do questionário veja e avalie diversos itens usando uma escala. Por exemplo, a escala Likert, que já abordamos aqui no blog, permite que o respondente escolha entre diversos níveis de uma escala dentro do que ele concorda e discorda em algo.

    Pergunta tipo NPS

    Em uma escala de 0 a 10, qual a chance de indicar a plataforma da Drag’n Survey para um amigo? Sabemos que a resposta para essa pergunta é dez, mas, caso se tratasse de outra pergunta, o respondente poderia escolher uma opção entre zero e dez. Esse tipo de pergunta permite que o avaliador do questionário identifique quem é “embaixador e promotor” da sua marca por meio das notas mais altas obtidas nas avaliações.

    Perguntas abertas

    São aquelas que deixam linhas em branco para que o respondente coloque o que quiser como resposta. Esse tipo de pergunta é mais difícil de avaliar, mas permite compreensão com profundidade dos aspectos do tema.

    Ler mais artigos:
    – A métrica mais utilizada no Brasil: O NPS, clique aqui
    – O que considerar ao criar questionários online? clique aqui
    – Questionários online: compreendendo a jornada do cliente, clique aqui
    – 8 passos que podem te ajudar a compreender a satisfação do cliente, clique aqui