8 passos que podem te ajudar a compreender a satisfação do cliente

    Como entender se o seu cliente está satisfeito? Como saber se ele está amplamente satisfeito ou somente um pouco?

    Primeiramente, é importante que se compreenda a estrutura do questionário online. Essa estrutura se dá em três níveis: quais são as fontes de satisfação do cliente em relação aos produtos fornecidos? Quais os principais pontos de satisfação? Como é a satisfação geral dos clientes acerca dos produtos ou serviços propostos?

    Quando se tem essas três questões em mente para a elaboração do questionário a ordem das questões devem ser dispostas por meio de 8 passos na seguinte ordem.


    >> Acesse o Drag’n Survey para criar uma pesquisa online
    clique aqui

    Passo 1: utilização de filtros

    Esse passo permite que identifiquemos as pessoas que responderão ao questionário e compreender por qual motivo elas são essenciais dentro da amostragem.

    Passo 2: produtos

    Nesse passo é importante que se formulem perguntas que permitem avaliar o conhecimento dos clientes sobre a utilização dos produtos, seja dentro da empresa que ele trabalha ou individualmente.

    Passo 3: mensuração da satisfação

    Compreender a satisfação do cliente acerca de um determinado produto ou de serviços oferecido é essencial. Esse é o termômetro que auxiliará na produção e direcionamentos da empresa.

    Passo 4: pontos de satisfação

    A satisfação do cliente se dá pela reunião de diversos aspectos e não somente de um. É importante ter uma pergunta objetiva sobre a satisfação, porém, é importante entender que pontos são bem-vistos por eles.

    Passo 5: critérios

    Os clientes respondem estar ou não satisfeitos com um produto por meio de critérios. É fundamental compreender quais os critérios que cada pessoa utilizou no momento de responder um questionário e transmitir sua opinião.

    Passo 6: dúvidas

    Todos os clientes tem dúvidas sobre algo e se queremos que suas expectativas sejam supridas é importante que as dúvidas sejam respondidas sempre com entrega e dedicação.

    Passo 7: lealdade

    Outro passo é compreender as intenções do cliente de usar aquele produto ou serviço. Caso o respondente ainda não seja cliente isso auxiliará a entender quais os elementos fundamentais para que ele se torne um.

    Passo 8: boca-a-boca

    É a boa avaliação dos clientes e recomendações que farão a sua empresa crescer. Perguntas relacionadas à intenção de se recomendar ou não um produto ou serviço também serve como um bom termômetro. 

    Publicar sua pesquisa de satisfação na internet simplesmente permite a transmissão a um custo menor, de forma conveniente e rápida.

    Ler mais artigos:
    – Perguntas abertas, fechadas e mistas, clique aqui
    – Os 5 principais indicadores de satisfação do cliente, clique aqui
    – Como usar uma escala Likert em um questionário online? clique aqui
    – Por que usar perguntas abertas em um questionário online? clique aqui